por Bruce Scott
www.foi.org/Mas, como aquele que chamou você é santo, para ser santificado em vós toda a espécie de vida, porque está escrito, Se vós santos, porque eu sou santo ... Para tanto como vós sabeis que não foram resgatados com coisas corruptíveis, como prata e ouro, a partir de sua vã maneira de vida recebida por tradição de vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha (1 Pet. 1:15-16, 18-19).
A santidade do nível de vida a que Deus nos chama é exemplificado na festa do pão ázimo. Festa da Páscoa e do pão ázimo, instituídos por Deus e dada à nação de Israel. Suas raízes são encontradas na história do Êxodo (Ex. 12:1-13:10). Os filhos de Israel foram escravizados na terra do Egito por 400 anos. Então, Deus levantou Moisés para conduzi-los para fora da escravidão, em liberdade, e em direção à terra prometida. a liberdade de seus captores não veio com facilidade, no entanto. O faraó teve coração endurecido, embora o Senhor havia demonstrado seu poder sobre os deuses do Egito através de nove pragas. A décima e última praga quebrou a vontade do rei rebelde e serviu de origem histórica para a Páscoa . Os escravizados israelitas foram instruídos por Deus, através de Moisés, para seleccionar um puro macho ovino ou caprino um ano, um para cada família, no décimo dia do mês de Nisan. No 14 º dia do mês, eles sacrificavam-no no crepúsculo. Em seguida, tomou o sangue do cordeiro e aplicou-o para as portas e umbrais de suas casas. Naquela noite, uma vez que cada agregado familiar comeu a Páscoa com pão ázimo e ervas amargas, o Senhor passou na terra do Egipto e assolou o primogênito do sexo masculino de todos os lares e animais. Todos aqueles cujas casas não tinham o sangue do cordeiro aplicado à umbrais de suas casas tiveram seus primogênitos mortos. Todos aqueles que aplicaram o sangue nos umbrais de suas portas foram salvas. Deus disse, "o sangue é para você por um preço simbólico , nas casas onde vivem, e quando eu ver o sangue, eu vou passar a morte longe de vocês" (Ex. 12:13). Desde que a primeira Páscoa aconteceu, judeus mantiveram as festas anuais durante toda a sua geração, como Deus exortou-os (Ex. 12:14). Mas não foi apenas uma Páscoa de um tempo quando Deus julgou a terra do Egito , de um tempo quando os filhos de Israel tinham de aplicar o sangue do cordeiro Páscoal para suas casas. Todas as páscoas desde então têm sido memoria do que ocorreu na primeira Páscoa. As festas da Páscoa e pão ázimo, por isso, foram criados por Deus, a fim de lembrar (Dt. 16:1, 3). O povo de Israel. foram para lembrar o modo como Deus tinha-lhes livrado da terra da escravidão. Embora o termo refere-se ao facto Páscoa sacrifício animal, Páscoa também é usada na Bíblia como um sinônimo para a festa do pão ázimo (Lk. 22:1). A festa do pão ázimo é uma das tres festas judaicas celebradas anualmente, em Jerusalém (Ex. 23:14-15). No dia da Festa bíblica do pão ázimo foi ordenada para os sete dias a partir do dia 15 até o 21 de Nisan (março-abril) [Lev. 23:6]. 23:6]. Hoje israelitas e judeus continuam a manter a tradicional festa dos sete dias, embora a maioria dos judeus na Diáspora observam a festa de oito dias. O primeiro eo último dia do festival foram considerados dias santos, durante os quais, como o sábado, não podia nenhuma obra ser executada. Só trabalho necessário para sustento diário era permitido (Ex. 12:16). Judeus ortodoxos hoje se aplicam à proibição do trabalho intermediário em dias de festa também. Embora no Templo ofertas especiais eram queimadas, ofertas de grão , e pelo pecado ofertas foram apresentados ao Senhor durante os dias de pão ázimo (Num. 28:17-25). Desde a destruição do Templo em 70 dC, estas ofertas não foram incluídos no feriado da festa. Evidentemente, um elemento essencial para o cumprimento da Festa do pão ázimo é o pão em si.O Pão comido durante a festa de sete dias não poderia conter qualquer fermentação ou ingrediente fermentado. (Ex. 12:18-20). Além disso, todos os produtos alimentares que continham fermento tinham de ser retirado da casa. Para cumprir este mandato, rituais específicos foram desenvolvidos. O processo é chamado de anulação,O procedimento de anulação começa antes mesmo de o festival chegar. Tudo começa com uma profunda limpeza de primavera da casa. Antigos pratos e talheres são armazenados longe, e aqueles doces de Páscoa tomam o seu lugar. Todos os produtos alimentares que contenham qualquer vestígio de fermento são descartados. Apenas mercadorias marcadas "Kosher para Páscoa" são adquiridos. As pessoas que possuem grandes quantidades de produtos levedados em casa e venham a sofrer perdas financeiras significativas destruindo a eles ,estão autorizados a vendê-los aos não-judeus e comprá-los de volta após o feriado. O próximo passo no processo de anulação tem lugar na noite de 14 de Nisan. Usando a luz de uma vela, uma pesquisa é realizada em toda a casa. Qualquer fermento encontrado, que normalmente inclui um pequeno número estrategicamente colocado, migalhas aqui e ali, é varrida em uma colher de madeira com uma pluma. O pai então recita uma oração anulando o fermento: "Qualquer que é fermento e fermentado em minha posse e que eu nem vi, nem destruí, nem de conhecidos, não tem valor, e como proprietário como o pó da terra. "Na manhã seguinte, a oração é repetido como a pluma, colher de madeira, e qualquer fermento que transformou-se durante a pesquisa são queimados, terminando assim o processo de anulação. Durante os dias do Segundo Templo, judeus foram instruídos pelos sacerdotes quando a ter todas as hametz retirados das suas casas e destruídos. Os sacerdotes estabelecem dois pães para agradecer a oferta (Lev. 7:13) que já não eram comestíveis, no telhado do pórtico do templo para que todos vejam.
Quando eles removiam um pão, as pessoas já não eram autorizados a comer qualquer coisa contendo fermento. Quando eles retiravam o segundo pão, que sinalizou o tempo necessário para a queima da hametz, momento em que fogueiras foram acesas por todo Jerusalém. É importante que o fermento seja retirado da casa antes do meio dia de14, porque no dia da Páscoa no Templo o cordeiro foi morto no final da tarde. Uma vez que o sacrifício pascal não estava a ser oferecido com fermento (Ex. 34:25), todos tinham de ser eliminados durante a madrugada. Anulação pode incluir qualquer um dos hametz, destruição física ou mental ou uma renúncia. O Mishnah permite que as pessoas que estão longe de casa e não são capazes de retornar possam destruir o fermento na sua posse, a "anulá-lo no seu coração." No segundo templo , uma vez que o fermento tinham sido retirado do local, era hora de tomar ao cordeiro escolhido para o sacrifício no templo. Havia muitos peregrinos em Jerusalém na Páscoa (mais de dois milhões em uma ocasião), que o barulho das pessoas e os animais poderiam ser ouvida longe. Antes do feriado começar, mensageiros foram enviados para as zonas circundantes para dizer a todos os que tinham rebanhos e manadas para trazê-los para Jerusalém a fim de que não haveria animais suficientes disponíveis para os peregrinos sacrificar e comer. Como as pessoas chegaram ao Monte do Templo com os seus cordeiros Páscoais que poderiam variar em idade de oito dias a um ano de idade, aguardavam a abertura das portas do Templo no pátio. Os sacerdotes, em seguida,traziam as pessoas autorizadas a entrar no pátio, e dividiram em três grupos a multidão. Como o primeiro grupo entrou, as portas foram fechadas por trás deles e os Shofar (chifre de carneiro) foi lançado. As pedras do altar e da rampa que conduz ao altar, bem como o Templo e o santuário em si, tinha sido caiadas com gesso apenas para esta ocasião. A visão do Templo deve ter sido magnífica. O povo, em seguida, matava os seus animais, e um sacerdote capturava o sangue do sacrifício, em uma bacia. Outros sacerdotes estavam de pé em duas linhas, aqueles em uma linha para transportem bacias de prata e os da segunda linha transportando bacias de ouro. Como o primeiro sacerdote passou a bacia cheia de sangue para o próxima sacerdote em linha, ele recebeu uma bacia vazia em troca.Este intercâmbio continuou em baixo da linha até ao último sacerdote que jogou o sangue sobre o altar, que tinha uma linha vermelha em torno da sua metade. Esta linha separava o sacrifício do sangue ,e jogou acima da linha e jogou abaixo da linha, como era a prática na Páscoa. Todos os sacerdotes envolvidos neste processo escarlate usavam vestes para que, no caso de um derrame acidental, o sangue nas suas roupas não seria notado. Após o sacrifício, os animais foram levados pelos seus proprietários e pendurados em ganchos nas paredes e pilares. Se todos os ganchos estavam em uso, os homens detinham pautas entre os seus ombros, e as carcaças eram penduradas nas pautas. Os cordeiros foram mortos e, em seguida, levado para casa para ser torrado. Como na Páscoa cordeiros eram mortos, os levitas cuidavam para cada grupo receber uma coleção de salmos chamado o Hallel (Ps. 113-118).Ninguém foi autorizado a comer na festa da Páscoa sozinho, Na verdade pelo menos dez pessoas tiveram de ser identificadas com cada um sacrifício, mas não todos os dez tinha de estar presente no templo quando o animal foi morto. Não-judeus (Ex. 12:48) e apóstata judeus ( "estrangeiro", ex. 12:43) não foram autorizados a comer o cordeiro pascal.No entanto, foram autorizados a comer o pão ázimo e ervas amargas. Se as pessoas não puderam participar da Páscoa porque eram impuros ou estavam em viagem, eles foram autorizados a sacrificar a Páscoa no mês seguinte (Iyyar) e comê-lo com pão ázimo e ervas amargas (Num. 9 :9-14). Durante a noite de Páscoa a refeição era habitual ,e reclinados sobre almofadas colocadas no chão comiam em uma mesa baixa. Reclinada era o símbolo de uma pessoa livre (escravos eram obrigados a defender e fazer o serviço), e sobre esta noite foram todos considerado livre. Hoje, judeus não celebram reclinados sobre a palavra, mas sobre um travesseiro colocado sobre o lado esquerdo, geralmente em uma cadeira.
Durante a Páscoa a ordem de serviço, chamado de seder, era obrigatória, isso explica o significado dos três elementos originais, um costume ainda observado em seders moderna.
A refeição tinha que ser concluída até meia-noite. Uma lei bíblica proibiu a quebra de qualquer ossos do cordeiro da Páscoa, mesmo enquanto comem (Ex. 12:46). Violadores deste comando foram punidos com 39 chicotadas de um chicote. Qualquer sobra do cordeiro da Páscoa era para ser queimada na manhã do dia 16 de Nisan (a menos que o dia 16 caiu em um sábado, caso em que a queimada ocorreu na manhã do 17.) [Ex. 12:10]. 12:10].Desde a destruição de Jerusalém e do Templo em 70 dC, a Páscoa observância sofreu alterações. Sem um templo, um sacerdócio, e uma Páscoa com sacrifícios coincidiam, o serviço teve que ser adaptado para a sempre flutuante condição da comunidade judaica. Páscoa é ainda uma alegre festa,Como a preparação é feita, os participantes antecipam a feliz ocasião como se se tratasse de royalties por um dia, A melhor comida é servida; a melhor mesa é usada; as melhores decorações são definidas; a melhor roupa é usada. Na primeira noite, na sinagoga de serviço é realizada mais cedo, para que as crianças possam participar. Para ajudar a recordar os acontecimentos da Páscoa, a história é lembrada com a ajuda de um livro chamado o Haggadah, que contém a história da Páscoa, vários Rabinos ,comentários, orações e canções.A festa original da Páscoa foi simples. Desde o Êxodo, no entanto, outros elementos foram adicionados, cada um com seu próprio significado simbólico. Vinho ou suco de uva: quatro vezes durante a Páscoa seder as caixas estão cheias de vinho ou de sumo de uvas, e uma bênção é pronunciada. Estes quatro copos representam as quatro maneiras pelas quais Deus descreve Israel no resgate em Êxodo 6:6-7: "Eu vou trazê-lo para fora de sob os encargos dos egípcios, e eu vou livrar-te da sua servidão, e eu vou redimi-lo com um braço estendido, e com grandes decisões, e eu vou levá-lo para mim por um povo. "A cor do vinho ou sumo de uva é sempre vermelho, lembrando o sangue do cordeiro Páscoal. Com base em Malaquias 4:5, tradição judaica ensina que o profeta Elias virá um dia e anunciar a chegada do Messias. Em antecipação desse acontecimento, existe um lugar extra fixação e uma taça especial sobre o seder mesa designados apenas para Elias. Este copo é identificado com a promessa de Deus em Êxodo 6:8: "Eu vou trazê-lo no-vos à terra", que é interpretada como referindo-se a redenção final de Israel nos últimos dias. Salsa:a frondosa erva está sobre a mesa para lembrar a utilizada pelo hissopo israelitas como um pincel para aplicar o sangue do cordeiro para a Páscoa e umbrais das portas de suas casas (Ex. 12:22).água salgada: é usada para simbolizar as lágrimas do povo judeu no Egito enquanto escravidão. Esta mistura de picadas maçãs, nozes, canela e vinho ou sumo de uva representa os tijolos e argamassa feita enquanto os israelitas eram escravos no Egito. Ovo cozido: O ovo tem várias interpretações, Alguns consideram-no como um lembrete do festival, que foi sacrificado oferecendo juntamente com O cordeiro pascoal , Outros vêem-no como um símbolo de dor durante a destruição do Templo. Algumas famílias judias comem o ovo durante o seder, enquanto outros simplesmente incluem-no para o seu significado simbólico. Ervas Amargas: simbolizando a vida amarga dos filhos de Israel no Egito (Ex. 1:14), rábano é muitas vezes utilizado para as ervas amargas. Forte rábanos traz lágrimas aos olhos, auxiliando na reflexão sobre a amargura da escravatura.Alface: Isto serve como uma outra forma de ervas amargas. Pão ázimo: Existem três pão ázimo (pão ázimo) crackers na Páscoa tabela. Eles são muitas vezes colocadas dentro de uma bolsa contendo três compartimentos.Estes três matzos representar as três divisões bíblicas no seio do povo de Israel. O primeiro pedaço representa o início (sacerdotes), o segundo pedaço representa os levitas; o último pedaço representa os israelitas. O matzos devem servir como um lembrete do pão ázimo,que comeram os filhos de Israel quando saíram com pressa Egito (Ex. 12:39). Queima de um cordeiro: Segundo a Bíblia, o feriado de Páscoa devia ser observada apenas na cidade de Jerusalém, o local do Templo, onde na Páscoa cordeiros foram sacrificados para esta ocasião especial (Dt. 16:5-7 ).Hoje, este não é mais necessário. Desde a destruição de Jerusalém e do Templo em 70 dC, não Páscoa cordeiros foram mortos e comidos. Em vez disso, o pernil assado e ossos de um cordeiro é colocado sobre a mesa como um memorial da Páscoa e do sacrifício. Seis destes elementos da Páscoa são geralmente fixados em uma placa especial decorativa seder, posicionada acima da bolsa dos pães. Uma vez que o quadro está definido e todos os elementos implementados, a noite de festa começa. A dona da casa cumprimenta a festa com uma bênção sobre o festival das velas. Depois de reunir os participantes na mesa, o primeiro copo de vinho, o kiddush, é abençoado e bebido, seguindo por uma lavagem de mãos na cerimônia. Limpeza sempre foi importante para o povo judeu. Cerimonial de lavagem desempenhou um papel integral no judaísmo bíblico e ainda o faz no Judaísmo Rabínico. Um vegetal verde, geralmente salsa, é então mergulhado na água salgada e comido por todos os participantes. Neste ponto, o segundo pão é retirado da bolsa e quebrada no meio. Metade é colocada de volta dentro da bolsa para uso posterior. A outra metade é envolto em um pano e escondida, para posteriormente ser caçada pelas crianças. Esse pedaço de pão ázimo é chamado de afikomen. A história do Êxodo é então recontada, introduzida pelo filho mais novo, que coloca a questão, "Porque é esta noite de Pessach tão diferente de todas as outras noites do ano?" A criança, em seguida, pede mais quatro perguntas. "Em todas as outras noites podemos comer pão ázimo ou seja levedado; porquê nesta noite vamos comer só pão ázimo? Em todas as outras noites podemos comer qualquer espécie de ervas, por isso que nesta noite vamos comer somente ervas amargas? Em todas as outras noites nós não mergulhamos nenhuma uma vez, por isso nesta noite vamos mergulhar duas vezes? Em todas as outras noites nós comemos e bebemos ou sentado ou deitados, por isso nesta noite é que todos vamos nos reclinar? "As respostas a estas questões constituem o impulso para explicar a Páscoa histórica. Começando com Abraão e Deus-dado vislumbrar Israel escravizado no futuro (Gen. 15:13-14), a conta de Moisés, e de resgate a partir do Egipto é recontada. Quando a narrativa se refere a dez pragas, cada participante esmaga com um dedo (que representa o "dedo de Deus", em juízo) em um cálice e coloca uma gota de vinho na chapa, uma vez que cada praga é recitado. Quando a história da Páscoa acaba, dois dos salmos Hallel (Ps. 113-114) são faladas, seguido da bênção e bebem do segundo copo. Todos os participantes, em seguida, lavam as mãos, enquanto uma bênção adequada é falada. Uma benção também é pronunciada como o primeiro e segundo matzos estão quebrados e distribuído para toda a gente comer, imediatamente seguido por comer ervas amargas. Seguindo um sanduíche é formado a partir de ervas amargas, a charoset, e dois pedaços de pão ázimo do fundo ,Conhecido como um "sanduíche Hillel", que originalmente incluía a carne de borrego a Páscoa e foi instituído pelo Hillel, o Velho, um notável rabino judeu do século primeiro, e, portanto, tem o seu nome. Finalmente chega o tempo no serviço para a festa, muitas vezes sumptuoso ,festas,refeições. Assim que for concluído, os participantes da procura comem o afikomen. Este é o momento que as crianças aguardam ansiosamente. Quando o afikomen anteriormente oculto é descoberto, o localizador traz sorte levando o pedaço de pão ázimo para o pai, que premia a criança, geralmente com uma doação monetária. O afikomen está quebrada, e, em seguida, distribuído para toda a gente a comer. Nenhum outro alimento é ingerido após o afikomen for consumido. A refeição é seguida por uma oração de agradecimento, sucedido por bênção e bebem o terceiro copo de vinho. Um membro da família , então, pede para ir para a porta, abri-la, e ver se o profeta Elias está chegando. Os restantes Hallel salmos (Ps. 115-118) são, então, lidos, seguido pela bênção e beber o quarto e último copo. Algumas famílias atentam, em seguida, encher o copo de Elias ,rodeiam com todas as outras caixas, significando o lugar especial em Israel Elias tem o futuro da redenção. Na celebração da Páscoa seder, adicionais festival músicas são cantadas. Olhando em frente à entrada messiânica da cidade, todos os participantes gritarm com uma voz, "No próximo ano em Jerusalém!" Com esta expressão de esperança, a primeira noite da Festa de pão ázimo termina. Claro, que tem início com a primeira noite e prossegue durante toda a festa, só pão ázimo ou pão ázimo é comido. Durante anos foi feito a mão um pão em forma circular.Quando as máquinas começaram a produzir a massa do pão ázimo, foi moldado em uma praça de salvaguarda ,contra a deixar para trás os cantos de corte de saíam do pão circular e permitindo-lhes a fermentar, o que contamina todo o lote. pão sempre foi cozido punção com orifícios para permitir que qualquer preso para fugir do ar, impedindo assim o aumento de massa. O mandamento bíblico para não comer nada levedado durante a Festa de pão ázimo foi tão importante que Deus declarou que quem desobedecer seria "cortada de Israel" (Ex. 12:15). Ser cortado da congregação de Israel foi o pior castigo que poderiam ser efectuadas e era geralmente reservado para intencional ou deliberada infractores. Rabínicos estudiosos divergem quanto ao que ser "cortado" na verdade denotado. É certamente envolvido a morte-ou morte prematura nesta vida ou separação de Deus e do Seu povo na vida por vir. Devido à gravidade da sanção, os judeus ultra-ortodoxos hoje comem só pão ázimo que foi "guardado" até o festival (vigiado continuamente a partir do momento em que o grão é cortada até a massa é colocada no forno para garantir que não tenha ocorrido fermentação )
Bruce Scott possui um BA em Bíblia de Grace Colégio da Bíblia, Omaha, Nebraska e uma M. Div. Seminário Teológico Batista do centro em Plymouth, Minnesota. Ele é um professor e pregador Bíblia com os amigos de Israel, em Minnesota.
Essa é a tradição judia de comemoração da páscoa,como hoje sabemos que Elias não ha de vir,mas jesus já fez o sacrifício perfeito e apagou os nossos pecados temos um motivo muito belo e precioso para comemorarmos a páscoa com nossas famílias.Espero que essa seja talvez a última páscoa que comemoraremos aqui na terra com nossos irmãos em cristo.quem dera se a próxima seja na presença do cordeiro!
FELIZ PÁSCOA EM JESUS!!!
MARANATA!!!
ASS:LÉIA
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